Minha história na UERJ começou em 2002 na Faculdade de Formação de Professores, a FFP. Foi lá que desenvolvi minha percepção sobre qual deveria ser o compromisso do servidor público: a responsabilidade de construir uma atuação relevante e de qualidade na sua área específica de conhecimento (no meu caso, formar novos professores de língua inglesa), a missão de envolver a comunidade nesse processo e contribuir para a gestão das estruturas que dão a esses caminhos o seu lugar de materialização.
Foram 20 anos tentando cumprir com esse compromisso.
Agradeço aos que estiveram por perto e partilharam um pouco dos sonhos que lá depositei, em especial o projeto de extensão Núcleo de Desenvolvimento Linguístico, que nos seus 18 anos de atuação treinou mais de 150 alunos e ofereceu a mais de 5000 pessoas da comunidade interna e externa a chance de estudar de graça a língua inglesa. Tenho aqui um carinho especial para cada um que vivenciou essa experiência comigo.
Agradeço também aos parceiros da administração pelo carinho, pelo lanche, pelo papo, pela ajuda, pela atenção e pela amizade.
Aos colegas professores, os colegas professores.
E aos alunos e alunas, obrigado por fazerem do meu dia-a-dia no campus uma diversão. Desde o “maldito Inglês 5 – a barca do inferno” até a querida e especial última turma de Língua Inglesa II, foram muitas horas em sala e espero que nelas alguma coisa a gente tenha aprendido juntos.
Ah, e eu sempre dizia aos formandos: vocês estão indo, eu fico!
Bem, agora é a minha vez!
Deixo o campus com o coração apertado e feliz, pois sei que vou ser rapidamente esquecido.
E é assim que precisa ser,
para que os próximos venham,
para que o comum se torne novidade,
o antigo se torne movimento,
E para que as lembranças se tornem no fim, apenas um sorriso
See you.